sábado, 25 de dezembro de 2010

Este Arsenal necessita de um novo...Jefecito!


Tenho por hábito recordar jogos de temporadas passadas nos canais por cabo que me o permitem fazer. Num desses jogos, revi um Manchester United-Arsenal, da época 2000/2001, e voltei a apaixonar-me pela forma como um jogador conseguia engolir o espaço à sua volta. Uma, duas, três passadas no máximo, eram o suficiente para aquele jogador, de origens mais exóticas que aquelas que à data eram a realidade, absorver e chamar para si o controlo das operações. Era um chefe. Um patrão. Não só da zona do campo onde actuava, mas de toda uma equipa. Patrick Vieira. Olho para o Arsenal de hoje de Wenger e não consigo descodificar um jogador desta natureza, o engolidor de espaço. E ele faz falta. Mais que ao Arsenal, mas ao futebol britânico em geral.

É por isso que vejo com bons olhos o circular de noticias que dão conta do interesse do treinador gaulês dos gunners, em Javier Mascherano. Sim, o argentino chegou no último verão à cidade Condal. Sim, foi um dos melhores negócios do Verão. Sim, ele rende quando é chamado a intervir na equipa, mas...está tapado por um campeão do mundo. Está tapado por uma essência do Barcelona, especificamente naquela posição, que, ainda por cima, é um produto da formação blaugrana: Pedro Busquets. Enquanto isso acontecer, dificilmente Mascherano jogará assiduamente na equipa blaugrana.

O Arsenal, renovando os ecos de Inglaterra, estaria disposto a oferecer 22 milhões de euros pela sua contratação. Não me parece muito crível que o Barcelona se deixe deslumbrar pelos valores apresentados, até porque, desde o início que o argentino sabia que não seria um titular indiscutível. No entanto, seria um prazer poder voltar a ver El Jefecito todas as semanas no meu televisor. De preferência nos verdes campos de terras de Sua Majestade.

Concorda com esta parca utilização de Mascherano no Barcelona? É superior a Busquets? Que outro jogador amadureceria este Arsenal?

José Borges

5 comentários:

Teresa Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Silva disse...

Boas, gostei muito do artigo, aliás gosto de todos que aqui escreves e também aqueles que publicas na visão de mercado.

Para mim Busquets é um bom jogador que no meio duma equipa tão bem oleada e num meio campo com xavi cumpre o seu papel, mas nunca o achei nada de especial, talvez fosse altura de dar oportunidade a Mascherano.

Continuação de excelente trabalho.

ps: não será sergio busquets e não Pedro?

Zezé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zezé disse...

Olá Teresa,

Obrigado pelos elogios.Eu já me desliguei do Visão.

Concordo com a tua apreciação do real contributo de Busquets no Barça. Aliás, julgo que só teriam a ganhar se utilizassem o argentino, visto que o considero um dos melhores médios defensivos a lançar jogo.

Se pudesses divulgar o blog, seria excelente.

Abraço!

Miguel Angelo disse...

Só um reparo, não é Pedro Busquets mas sim Sérgio Busquets.

De resto, acho o Sérgio busquets um grande jogador, com uma média de recuperações de bola impressionantes.

Abraços