terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Análise e soluções invernais para os 4 grandes: F.C. Porto


Chegados a esta altura do ano, é tempo de dirigentes, em convergência com equipa técnica, se reunirem para analisarem o caminho percorrido até aqui, bem como as formas e soluções ao alcance dos clubes para ultrapassar melhor a segunda metade da temporada. Normalmente, o "remendo" encontrado, dá pela palavra de reforço. O significado de ele acontecer em Janeiro é só um: no Verão, as coisas não foram bem feitas. Façamos agora uma análise às necessidades de cada equipa:


F.C. Porto: O plantel do líder da nossa liga encontra-se bem servido em todas as posições. Na baliza conta com Hélton que é, de longe, o melhor guarda-redes do campeonato, bem secundado por Beto sempre que necessário. Nas laterais, o facto de Fucile não jogar, atesta bem a qualidade das opções ao serviço de A.V.B. Do outro lado, o corredor é de Pereira. No centro da defesa, finalmente vemos Otamendi a impôr-se de dragão ao peito, o que é uma boa notícia, pois Maicon ainda comete demasiados erros que apenas por mera sorte ainda não se revelaram fatais. Ao seu lado aparece Rolando que, apesar de não ser um fora-de-série, é certinho quando a seu lado tem um jogador como Otamendi. Já era assim com Bruno Alves. Chegados ao meio-campo, encontramos 3 lugares, e titulares, que não tem discussão. Bellushi apareceu renovado, Moutinho apresenta sempre um futebol de alta rotação, e Fernando, quando em forma, é um autêntico polvo na forma como rouba bolas ao adversário. Mas talvez seja no lugar de Fernando que eu gostaria de ver outro jogador, mais completo, visto que o brasileiro ainda peca muito quando tenta lançar ataques, novidade no seu jogo esta época. Guarín não é consensual, e percebe-se. Nas alas o Porto está muito bem servido. Um clube que conta com um explosivo (e goleador) Hulk (podendo aplicar os mesmos adjectivos a Varela), está sempre bem servido. Há alternativas para os dois, embora nenhuma delas tenha convencido. James já deu um cheirinho do que pode fazer, mas ainda é cedo para certezas. Mariano regressa em Janeiro, Ukra e Rodríguez devem seguir o caminho oposto do argentino. Se isso acontecer, deverá haver reforço de uma das alas, sendo escolhido para o lugar, talvez, um jogador que faça todas as posições da frente de ataque. A ponta da lança portista é de Falcão, mas Walter está à espreita. Se há quem defendas que dois jogadores para a posição é curto, eu respondo com a convicção de que, um terceiro homem, apenas atrasaria a evolução de Walter. Até porque Hulk pode fazer a posição, se necessário.


Possíveis posições a reforçar:


D.D: Apesar de Fucile garantir ter a palavra de Antero Henrique em como vai renovar contrato, a sua saída será sempre um cenário a colocar-se. Como tal, e restando apenas Sapunaru para o lugar, veria com bons olhos a inclusão de Sílvio, do Braga, jogador que já provou ter qualidade suficiente para representar uma equipa maior que o Braga.


ALAS: O reforço deste sector dependerá sempre das saídas. A julgar pelo que a imprensa passa cá para fora, Rodríguez e Ukra tem os dias contados no clube, pelo que será normal alguém chegar ao Dragão. Diego Maurício, do Flamengo, e Mário Santana, da Fiorentina, foram nomes falados, mas eu gostaria de deixar as minhas sugestões:


-Izmailov, do Sporting (o russo incompatibilizou-se com a direcção dos de Alvalade e, é um feeling pessoal, poderá chegar ao Dragão nas mesmas condições que Moutinho)


-Ozan Ipek, do Bursaspor (tinha curiosidade por esta equipa turca, e descobri este belo extremo de 23 anos. Faz muitas assistências. Em destaque na liga turca. Procurem por ele.


-Vieirinha, do PAOK ( sempre nutri especial carinho por ele, até por ser formado no clube. Já provou que pode jogar ao mais alto nível)


AV: Apesar de não concordar com a necessidade de mais um, não me admirava que chegasse alguém. Sugestão:


-Boselli, do Wigan (em tempos já falado para o Porto, o ex-goleador do Estudiantes não tem muitos minutos de jogo no Wigan, pelo que seria uma boa opção)




Que outras posições, jogadores, poderiam interessar ao Porto?


José Borges

3 comentários:

CL disse...

Será que consegues fazer uma análise destas para o Sporting?

Zezé disse...

Amanhã será a vez do Sporting ;)

Abraço

Miguel Angelo disse...

É deste tipo de textos que tambem podes por la no blog.

Muito bom mesmo.Em relação aos jogadores que referiste concordo com todos mas acrescentava a esta lista o lacina traore se bem que o jogador que eu gostava que viesse po FC Porto era o thomás Necid, do cska.

Abraços