terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Milan aos meus olhos

Nas últimas temporadas, e ao contrário das análises de muitos experts, adoptei uma postura crítica em relação ao principal campeonato italiano de futebol, a Série A. O sucesso do Inter na passada campanha da Liga dos Campeões, fez com que muitos afirmassem, com toda a certeza, que isso reflectia a qualidade e evolução do futebol em Itália. No entanto, a actual época, mostra o contrário. O Milan é líder mais pela aparente fragilidade dos outros, do que pela sua (que é inequívoca e indesmentível) qualidade.




Olho para esta equipa da capital da moda italiana da mesma forma que olhava para o Inter de Mancini. Raramente se vê uma jogada bem trabalhada pelos homens do meio-campo, envolvendo a participação de vários jogadores. O Milan não passa de um conjunto que é razoavelmente bem estruturado tacticamente, em que os seus jogadores, fruto da imensa experiência adquirida, se posicionam bem, contando, e é assim que resolvem a maior parte dos seus jogos, com os lampejos de génio dos homens da frente, nomeadamente do gigante sueco Ibrahimovic.



Mas será esta realidade de Ibra-dependência suficiente para obter sucesso a nível europeu? Dificilmente. O próprio Inter de Mancini provou que não. Aliás, se Benítez tivesse conseguido manter o nível da equipa emprestado pelo saber de Mourinho, seria, inclusive, muito complicado que os rossoneri triunfassem na liga doméstica. Em Fevereiro, o Milan terá uma prova de fogo frente a uma das mais excitantes formações do velho continente, o Tottenham. Hoje, mesmo com alguma debilidade demonstrada em alguns jogos da Premier League, acredito que o clube londrino é mais confiável e sólido a nível europeu que o gigante de Milão. É um exercício de fácil imaginação observar mentalmente as loucas cavalgadas de Gareth Bale a destronar os lentos corredores defensivos do Milan, as triangulações de Modric e Van der Vaart a deixarem com os cabelos em pé o perro meio-campo italiano, a astúcia de Defoe a torcer os rins dos centrais milaneses.



As dúvidas respeitantes à competência do Milan na principal competição europeia, num ano em que as equipas inglesas apresentam um decréscimo de qualidade e influência no panorama europeu, demonstra a actual fragilidade do Calcio.


Conseguirá este Milan ter sucesso na Liga dos Campeões? É nesta altura um adversário mais forte que o Tottenham, actual quarto classificado na liga inglesa? Chegará o quarteto da frente dos rossoneri para triunfar?



José Borges

2 comentários:

Diogo Correia disse...

Como grande fã de futebol espero que passe o Tottenham,equipa que sem grandes vedetas está a jogar bastante bem e diverte que é o que os amantes de futebol querem!

Em relação ao Milan pode beneficiar da experiência dos seus jogadores, mas muitas vedetas como é o caso nem sempre formam uma grande equipa, poderá passar a eliminatória se jogadores como Ibra,Cassano,Robinho,Pato e até mesmo Pirlo(o jogador que mais gosto neste Milan) se encontrarem inspirados e tiverem lampejos de génio!

Já agora Zé gostava que fizesses uma análise ao Nápoles,para saber a tua opinião e também porque me parece uma equipa que entretém no medíocre futebol italiano para além da Lazio e que tem um trio simplesmente espectacular com Cavani,Lavezzi e Hamsik!

Abraço

zezé disse...

Conta com ela companheiro de delírios portistas!

:)

abraço