quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O dia de amigáveis


O jogo desta noite vem em excelente altura. Corrijo: um jogo deste calibre, vem sempre em boa altura. Nunca são demais os jogos em que, num mesmo campo de futebol, se juntam alguns dos melhores jogadores do mundo. E a oportunidade de os ver em acção é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. No entanto, peço-vos, que não se centrem exclusivamente no jogo que opõe Portugal e Argentina. Bem sei, o coracção nestas alturas bate mais depressa e impele-nos para que colemos os olhos num ecrã onde Ronaldo exiba as suas cavalgadas, Meireles exulte aos gritos o seu amor pela pátria e onde cada corte em carrinho de Bruno Alves seja uma demonstracção de paixão lusitana pela nossa bandeira. Porém, e volto a pedir-vos, não párem de viajar esta noite. Rogo-vos para que consigam estar em França à hora do histórico França-Brasil, imploro-vos para que apanhem um avião rumo ao Cairo para que não percam o duelo entre a melhor equipa africana (Egipto) versus a melhor das Américas, que não a do Sul (EUA).

Agasalhem-se e voltem a embarcar. Desta vez rumo à Dinamarca, onde a equipa local mede forças com um opositor de tremendo poderio, a Inglaterra. Um exercício, este jogo. Mais que não seja para que se perceba o quão resistentes podem ser os nórdicos frente a uma selecção de calibre semelhante à nossa. Não esgotem o entusiasmo em terras geladas: é altura de voltar a recorrer ao zapping do vosso televisor, pôr à vossa frente uma enorme cerveja gelada, e acompanhar passo a passo as incidências do Alemanha-Itália. De um lado, a melhor escola de futebol europeia do momento, a Alemanha, pejada de jovens e excitantes valores e, do outro, a Itália, que dá, sempre, a sensação que, fazendo uso da sua histórica matreirice, pode vencer em qualquer campo.

Meia hora depois, em França, Luisão dá os últimos conselhos a Hulk. Possivelmente estará a passar-lhe a mensagem do que é jogar pela canarinha. Possivelmente estará a acalmar o monstro, a atrasar a caixa de Pandora que ele revela ser sempre que deixa o demónio apoderar-se de si. O monstro sai, e vira o jogo ao contrário. Quando aprender a domar-se a si próprio, estará pronto. Até lá, vez às bicicletas de Robinho, à imponência de David Luiz e aos slaloms de Michel Bastos.

Repito, já um pouco cansado: hoje, viajem sem parar!Lista de todos os jogos de hoje:

Escócia-Irlanda Norte
Andorra-Moldávia, 15:00
Arménia-Geórgia, 15:00
Bielorrússia-Cazaquistão, 15:00
Grécia-Canadá, 15:00
Irão-Rússia, 16:00
Letónia-Bolívia, 16:00
Macedónia-Camarões, 16:30
Croácia-Rep. Checa, 16:45
Azerbaijão-Hungria, 17:00
Egipto-EUA, 17:30
Israel-Sérvia, 18:00
Turquia-Coreia Sul, 18:00
África Sul-Burquina Faso, 18:35
Albânia-Eslovénia, 19:00
Estónia-Bulgária, 19:00
Dinamarca-Inglaterra, 19:15
Luxemburgo-Eslováquia, 19:15
Bélgica-Finlândia, 19:30
Malta-Suíça, 19:30
Holanda-Áustria, 19:30
Polónia-Noruega, 19:30
Alemanha-Itália, 19:45
Argentina-Portugal, 20:00
França-Brasil, 20:00
Espanha-Colômbia, 20:30


José Borges

Sem comentários: